Aproveitando o clima de RARIDADE, com os Post’s anteriores sobre a Saveiro BX e o VW-Passat, nós da Equipe Patetas estamos escrevendo uma matéria que já queríamos ter publicado á algum tempo. Recentemente ao assistir o programa “Caçadores de Relíquias” do canal History, descobrimos que não foi exclusividade de brasileiro a ideia de usar motor VW boxer “a ar” em motocicletas, como nas lendárias motos Amazonas fabricadas no Brasil no final dos anos 70.Von-331O programa exibido no dia (15/02/2014) mostrou a criação de um americano chamado Von Dutch, que no final da década de 60 desenvolveu aquilo que seria a primeira motocicleta impulsionada por um motor VW a ar. Estamos falando da raríssima  falando da Von Dutch XAVW.02Von Dutch ficou conhecido por personalizar de forma artesanal, carros e motos usando a técnica do pinstripes (pintura em filete de tinta, similar a um risco), embora também fosse mecânico de motocicletas. Com tanta habilidade resolveu, por volta de 1966, a partir do zero, construir uma motocicleta sob encomenda: a raríssima XAVW Von Dutch. (que muitos haviam á considerada como perdida, e de valor inestimável).01Percebendo a suavidade inerente e o baixo centro de gravidade que um motor de quatro cilindros opostos pode oferecer a uma motocicleta deu-se início a construção da sua moto. Enquanto os outras oficinas e customizadores utilizavam chassis de motos ​​BMW em seus projetos, Von Dutch inovou, utilizou o chassi de uma Harley-Davidson XA 1941, para base de sua criação.03A “XA” foi um projeto solicitado a Harley-Davidson, pelo governo dos Estados Unidos, que queria uma motocicleta durável e de baixa manutenção, capaz de atuar nas areias do Norte da África durante a Segunda Guerra Mundial. (Alguém ai vê algum semelhança em a Porsche e nosso amado VW Fusca!?). Logo a fusão entre essas duas maravilhas da engenharia seria perfeita!04Von Dutch inicia o processo de fabricação com a substituição do motor. Para adaptação foram feitas algumas mudanças no chassis de forma que comportasse todo conjunto motriz da Volkswagen. A suspensão dianteira na XA é original de duas polegadas alongada da Harley springer, então Von Dutch instalou um garfo hidráulico Guzzi 1951 além do farol, guidão e pára-lama do mesmo modelo. Para completar o design as rodas de 18 polegadas e os silenciadores que parecem ser de uma Triumph.05O discreto motor VW de 1200 cc (74 polegadas), rendiam aproximadamente 36CV, um considerável ganho de potencia em relação às 45 polegadas cúbicas do motor original da XA. Sabemos que qualquer “Up-grade” seria muito fácil, pois Von Dutch ainda poderia facilmente ter envenenado o motor VW, ou mesmo trocado por um motor Porsche.06A obra-prima não seria completa sem um tratamento gráfico do próprio Von Dutch. O tanque herdado da Honda CB450 foi pintado em dois tons e o restante do conjunto com detalhes em risca de giz vermelho sobre o acabamento em preto.07Facilmente se vê que não é uma moto de produção, logo de cara nota-se o emblema da VW no tanque. Sem falar em alguns detalhes como a localização do radiador e bateria.0809Atualmente a Von Dutch XAVW encontra-se em exposição no Museu Nacional de Motos em Anamosa, localizado na própria cidade de Anamosa no estado Iowa – Estados Unidos.Von-Dutch

 Reportagem retirada do blog: http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br

Apaixonados por carros de todos os tipos em geral, amante da cultura automotiva!